JERSON FONTANA é formado em história e mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas. Atua como ator e diretor de teatro desde 1981. Em 1993 começou a atuar também como bonequeiro, tendo encenado diversos espetáculos. Integrante do Grupo de Teatro Universitário de Santo Ângelo - TUSA. Integrante fundador do Grupo de Teatro A Turma do Dionísio.
Jerson Fontana atuou como ator, bonequeiro e/ou diretor em vários espetáculos, destacando-se: Assim na Terra Como no Céu, de Fritz Ochwaelder (1981); Nadim Nadinha Contra o Rei de Fuleiró, de Mário Brasini(1984);Transaminases,de Carlos Vereza (1987); A Viuvinha Que Era Boa, adaptação de “O Urso” de Anton Tchekov (1988); Escravos de Jó, de Carlos Carvalho (1989); La Nonna, de Roberto Cossa – produção: Abrindo Brecha, Ijuí - RS (1992); Teatro de Bonecos da Turma do Dionísio (1993); O Mundo dos Brinquedos, de Maristela Marasca (1994); A Máscara de Taré, de Jerson Fontana (1997), Contos de Fada, de Maristela Marasca (1998); Em Busca do Tesouro, de Maristela Marasca (2001); Quem Faz Gemer a Terra, adaptação do romance de Charles Kiefer (2002); As Aventuras de Fortúnio, de Maristela Marasca (2004); Cobra Grande, de Jerson Fontana (2006); Andarilhos de Maristela Marasca (2009); Reviravoltas do Coração, de Maristela Marasca (2011); Segredos do Rio, de Maristela Marasca (2011); Virada na Vida, de Jerson Fontana (2011); Caminhos de Sol e Lua, de Jerson Fontana (2014); Natal Com Palhaços, de Maristela Marasca (2016); Espantosas Criaturas, de Maristela Marasca (2017); As Peripécias de Juju e Chimia, de Maristela Marasca (2017); Sanatorium, de Jerson Fontana - adaptação de contos de Bruno Schulz (2018).
Participação em diversos festivais de teatro, destacando-se: Festival Nacional de Teatro, São José do Rio Preto - SP, (edições: 1988, 91, 92, 93 e 96); Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela - RS (1994, 98 e 99); Semana do Teatro de Bonecos de Porto Alegre (edições: 1994, 95, 98, 99, 01, 02 e 03); 12º Festival Internacional de Títeres Tatá Piriri, na Argentina (2010); VIII Festival Internacional de Teatro de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia (2011); 9º Festival Internacional de Títeres Kruvikas, em Posadas-Argentina (2011); 5º Festival Internacional de Títeres, em San Martín de los Andes - Argentina (2012); 12º Festival Internacional de Titiriteros Andariegos, em San Carlos de Bariloche - Argentina (2012); Festa Internacional de Títeres, em Cipolletti - Argentina (2012); 4º Festival de Títeres y Animación Escénica Mar Plata Sur, em Mar del Plata - Argentina (2012); Encuentro Internacional de Teatro, em Posadas - Argentina (2013); 14º Festival Pedritense de Teatro, em Dom Pedrito - RS (2013); 5º CINPOA, em Porto Alegre - RS (2013);21º Festival Internacional de Títeres Don Quike, Catamarca - Argentina (2014); 1º Festival Tikú Títeres, La Rioja - Argentina (2014); Mostra de Teatro de Bonecos do RS, em Porto Alegre – RS e em Brasília – DF (2014); 20º Festival Internacional de Titiriteros Juglares, Córdoba - Argentina (2015); Festival Internacional A Dos de Libellule, em Nanterre - França (2017), Festival Internacional Bruno Schulz, em Drohobycz – Ucrânia, (2018); 21ª Festival Internacional de Títeres Tatá Piriri, Eldorado - Argentina (2019); Anímese Yvera - Festival de Títeres en los Esteros, Argentina (2020); Festival Internacional Porto Alegre em Cena, Porto Alegre – RS (2024).
Participação em diversos eventos: Porto Alegre: un autre Brésil?, Paris – França e Genebra - Suíça, em 2003; Ano do Brasil na França, Paris - França, em 2005; Teatro do Brasil na Polônia, Varsóvia e Lublin -Polônia, em 2005; “Un Ponte sull’Oceano”, 13 municípios - Itália, em 2008 ; Semana Nacional de Museus (2015); Circuito Cultural Cia de Arte, Porto Alegre - RS (2016); “Teatro do Brasil na Polônia”, Lublin e Gdánski -Polônia (2018); 28ª Semana do teatro de Bonecos, em Porto Alegre - RS (2018); Dias de Bruno Schulz em Brasília - DF (2022).
Participação como aluno em diversos cursos de teatro ministrados por professores do país e do exterior. Entre eles: interpretação, direção teatral, pesquisa musical, clown, cenografia, confecção e manipulação de bonecos, teatro de sombras - com carga horária total superior a 1000 horas. Destacam-se: Oficina Cor, Forma, Som e Movimento, ministrada por Osvaldo Gabrieli (Grupo XPTO) e O Sentimento do Mundo – Teatro de Sombra, ministrada pelo grupo italiano Gioco Vita, realizadas no Centro Latinoamericano de Teatro de Bonecos, na Aldeia de Arcozelo – RJ (1995).
Professor de mais de 200 cursos de teatro, num total de 3.400 horas de aula, desenvolvidos com prefeituras, Secretaria de Estado da Cultura, universidades, sesc, sesi e outras instituições. Destacam-se as Oficinas: Experimentos em Teatro de Sombra, ministrada no Porto Alegre Em Cena (2001) e para professores de Artes Cênicas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (2002); Teatro de Objetos, ministrada em Porto Alegre, no FITO – Festival Internacional de Teatro de Objetos/2010; Oficinas de Teatro no Programa Cooperativismo na Escola da Cooperluz (2017).
Autor das peças: O Vôo da Borboleta Azul, em co-autoria com Maristela Marasca; A Máscara de Taré; Quem Faz Gemer a Terra (adaptação do romance de Charles Kiefer); Cobra Grande; Virada na Vida; Caminhos de Sol e Lua e Escultórias Fascinantes; Sanatorium (adaptação de contos de Bruno Schulz).
Autor do livro A Montagem do Espetáculo de Teatro (2005).
MARISTELA MARASCA é formada em Filosofia e atua como atriz no Grupo de Teatro A Turma do Dionísio desde 1988. Em 1993 começou a atuar também como bonequeira, tendo encenado diversos espetáculos.
Maristela Marasca atuou na montagem de vários espetáculos, destacando-se: A Viuvinha Que Era Boa, adaptação de “O Urso” de Anton Tchekov (1988); Escravos de Jó, de Carlos Carvalho (1989); La Nonna, de Roberto Cossa – produção: Abrindo Brecha, Ijuí - RS (1992); Teatro de Bonecos da Turma do Dionísio (1993); O Mundo dos Brinquedos, de Maristela Marasca (1994); A Máscara de Taré, de Jerson Fontana (1997), Contos de Fada, de Maristela Marasca (1998); Em Busca do Tesouro, de Maristela Marasca (2001); As Aventuras de Fortúnio, de Maristela Marasca (2004); Cobra Grande, de Jerson Fontana (2006); Andarilhos de Maristela Marasca (2009); Reviravoltas do Coração, de Maristela Marasca (2011); Segredos do Rio, de Maristela Marasca (2011); Virada na Vida, de Jerson Fontana (2011); Caminhos de Sol e Lua, de Jerson Fontana (2014); Natal Com Palhaços, de Maristela Marasca (2016); Espantosas Criaturas, de Maristela Marasca (2017); As Peripécias de Juju e Chimia, de Maristela Marasca (2017).
Participação em diversos festivais de teatro, destacando-se: Festival Nacional de Teatro, São José do Rio Preto - SP, (edições: 1988, 91, 92, 93 e 96); Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela - RS (1994, 98 e 99); Semana do Teatro de Bonecos de Porto Alegre (edições: 1994, 95, 98, 99, 01, 02 e 03); Porto Alegre em Cena (2001, 2004 e 2005); 12º Festival Internacional de Títeres Tatá Piriri, na Argentina (2010); VIII Festival Internacional de Teatro de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia (2012); 9º Festival Internacional de Títeres Kruvikas, em Posadas - Argentina (2012); 5º CINPOA, em Porto Alegre - RS (2013); 21º Festival Internacional de Títeres Don Quike, Catamarca - Argentina (2014); 1º Festival Tikú Títeres, La Rioja - Argentina (2014); Mostra de Teatro de Bonecos do RS, em Porto Alegre – RS e em Brasília – DF (2014); 20º Festival Internacional de Titiriteros Juglares, Córdoba - Argentina (2015); Festival Internacional A Dos de Libellule, em Nanterre - França (2017); Festival Internacional Bruno Schulz, em Drohobycz - Ucrânia (2018); 21ª Festival Internacional de Títeres Tatá Piriri, em Eldorado - Argentina (2019); Anímese Yvera - Festival de Títeres en los Esteros, Argentina (2020); Festival Internacional Porto Alegre em Cena, Porto Alegre – RS (2024).
Participação em diversos eventos: Ano do Brasil na França, Paris - França, em 2005; Teatro do Brasil na Polônia, Varsóvia e Lublin -Polônia, em 2005. “Un Ponte sull’Oceano – Intercâmbio Cultural Itália-Brasil”, em 13 municípios - Itália, em 2008; Semana Nacional de Museus (2015); Circuito Cultural Cia de Arte, Porto Alegre - RS (2016); “Teatro do Brasil na Polônia”, Lublin e Gdánski -Polônia (2018); 28ª Semana do teatro de Bonecos, em Porto Alegre - RS (2018); Dias de Bruno Schulz em Brasília - DF (2022).
Participação como aluna em diversos cursos. Entre os quais: interpretação, (com Néstor Monastério); confecção e manipulação de bonecos, (Mário de Ballentti); dramaturgia, (Luiz Alberto de Abreu); teoria e prática no Teatro de Animação (Grupo Pequod); Curso de Figurinos (Universidade Federal de Pelotas); Curso Livre de Produção Audiovisual, (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás). Ainda: cenografia e jogos teatrais.
Autora das peças de teatro: O Mundo dos Brinquedos (1993), O Vôo da Borboleta Azul (1994), Contos de Fada (1998), Em Busca do Tesouro (2000), A Viagem (2002) As Aventuras de Fortúnio (2004), Andarilhos (2009), Reviravoltas do Coração (2011), Segredos do Rio (2011); Natal Com Palhaços (2016); Espantosas Criaturas (2017) e As Peripécias de Juju e Chimia (2017).
Figurinista das peças: Contos de Fada (1998), Em Busca do Tesouro (2000), Quem Faz Gemer a Terra (2002), As Aventuras de Fortúnio (2004), Andarilhos (2009), Reviravoltas do Coração (2011), Segredos do Rio (2011), Reviravoltas da Vida (2011), Virada na Vida (2011), Caminhos de Sol e Lua (2014), Escultórias Fascinantes (2015); Natal Com Palhaços (2016); Espantosas Criaturas (2017); As Peripécias de Juju e Chimia (2017) e Sanatorium (2018).
Maristela Marasca atuou na montagem de vários espetáculos, destacando-se: A Viuvinha Que Era Boa, adaptação de “O Urso” de Anton Tchekov (1988); Escravos de Jó, de Carlos Carvalho (1989); La Nonna, de Roberto Cossa – produção: Abrindo Brecha, Ijuí - RS (1992); Teatro de Bonecos da Turma do Dionísio (1993); O Mundo dos Brinquedos, de Maristela Marasca (1994); A Máscara de Taré, de Jerson Fontana (1997), Contos de Fada, de Maristela Marasca (1998); Em Busca do Tesouro, de Maristela Marasca (2001); As Aventuras de Fortúnio, de Maristela Marasca (2004); Cobra Grande, de Jerson Fontana (2006); Andarilhos de Maristela Marasca (2009); Reviravoltas do Coração, de Maristela Marasca (2011); Segredos do Rio, de Maristela Marasca (2011); Virada na Vida, de Jerson Fontana (2011); Caminhos de Sol e Lua, de Jerson Fontana (2014); Natal Com Palhaços, de Maristela Marasca (2016); Espantosas Criaturas, de Maristela Marasca (2017); As Peripécias de Juju e Chimia, de Maristela Marasca (2017).
Participação em diversos festivais de teatro, destacando-se: Festival Nacional de Teatro, São José do Rio Preto - SP, (edições: 1988, 91, 92, 93 e 96); Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela - RS (1994, 98 e 99); Semana do Teatro de Bonecos de Porto Alegre (edições: 1994, 95, 98, 99, 01, 02 e 03); Porto Alegre em Cena (2001, 2004 e 2005); 12º Festival Internacional de Títeres Tatá Piriri, na Argentina (2010); VIII Festival Internacional de Teatro de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia (2012); 9º Festival Internacional de Títeres Kruvikas, em Posadas - Argentina (2012); 5º CINPOA, em Porto Alegre - RS (2013); 21º Festival Internacional de Títeres Don Quike, Catamarca - Argentina (2014); 1º Festival Tikú Títeres, La Rioja - Argentina (2014); Mostra de Teatro de Bonecos do RS, em Porto Alegre – RS e em Brasília – DF (2014); 20º Festival Internacional de Titiriteros Juglares, Córdoba - Argentina (2015); Festival Internacional A Dos de Libellule, em Nanterre - França (2017); Festival Internacional Bruno Schulz, em Drohobycz - Ucrânia (2018); 21ª Festival Internacional de Títeres Tatá Piriri, em Eldorado - Argentina (2019); Anímese Yvera - Festival de Títeres en los Esteros, Argentina (2020); Festival Internacional Porto Alegre em Cena, Porto Alegre – RS (2024).
Participação em diversos eventos: Ano do Brasil na França, Paris - França, em 2005; Teatro do Brasil na Polônia, Varsóvia e Lublin -Polônia, em 2005. “Un Ponte sull’Oceano – Intercâmbio Cultural Itália-Brasil”, em 13 municípios - Itália, em 2008; Semana Nacional de Museus (2015); Circuito Cultural Cia de Arte, Porto Alegre - RS (2016); “Teatro do Brasil na Polônia”, Lublin e Gdánski -Polônia (2018); 28ª Semana do teatro de Bonecos, em Porto Alegre - RS (2018); Dias de Bruno Schulz em Brasília - DF (2022).
Participação como aluna em diversos cursos. Entre os quais: interpretação, (com Néstor Monastério); confecção e manipulação de bonecos, (Mário de Ballentti); dramaturgia, (Luiz Alberto de Abreu); teoria e prática no Teatro de Animação (Grupo Pequod); Curso de Figurinos (Universidade Federal de Pelotas); Curso Livre de Produção Audiovisual, (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás). Ainda: cenografia e jogos teatrais.
Autora das peças de teatro: O Mundo dos Brinquedos (1993), O Vôo da Borboleta Azul (1994), Contos de Fada (1998), Em Busca do Tesouro (2000), A Viagem (2002) As Aventuras de Fortúnio (2004), Andarilhos (2009), Reviravoltas do Coração (2011), Segredos do Rio (2011); Natal Com Palhaços (2016); Espantosas Criaturas (2017) e As Peripécias de Juju e Chimia (2017).
Figurinista das peças: Contos de Fada (1998), Em Busca do Tesouro (2000), Quem Faz Gemer a Terra (2002), As Aventuras de Fortúnio (2004), Andarilhos (2009), Reviravoltas do Coração (2011), Segredos do Rio (2011), Reviravoltas da Vida (2011), Virada na Vida (2011), Caminhos de Sol e Lua (2014), Escultórias Fascinantes (2015); Natal Com Palhaços (2016); Espantosas Criaturas (2017); As Peripécias de Juju e Chimia (2017) e Sanatorium (2018).