TRANSAMINASES
Em 1987 o Grupo estreava seu primeiro espetáculo: Transaminases
Texto: Carlos Vereza. Direção: Néstor Monastério. Assistência de Direção e Técnica: Paulo Menezes. Assessoria de Cenografia: Tadeu Martins. Programação Visual: Augusto Bier.
Elenco: Celso Acker, Dalmir Ledur e Jerson Fontana. Aspectos Históricos: Em 1987, os espetáculos ainda precisavam passar pelo crivo da “Divisão de Censura de Diversões Públicas – Departamento de Polícia Federal”, órgão atuante do Ministério da Justiça do Brasil.
Em documento (Certificado nº. 048/87-SCDP/SR/RS) emitido em 28 de julho de 1987, com validade até 28 de julho de 1992, o censor federal João Bispo da Hora classificou a montagem da peça Transaminases como “imprópria para menores de 16 (dezesseis) anos, sem cortes”. A classificação é justificada pelo seguinte teor: “temática complexa e palavras de calão”.
O documento foi expedido com a ressalva de que a liberação estava condicionada ao “exame do ensaio geral”, que aparece no carimbo com a data de 25 de junho de 1987.
Em ofício (nº. 230/86), expedido em 11 de dezembro de 1986, a recomendação é clara: “Lembramos que a expedição do CERTIFICADO DE CENSURA, sem o qual a peça não poderá ser apresentada publicamente, bem como a confirmação da classificação etária, dependem do exame do ensaio geral”.