Em 1994, A Turma do Dionísio estreava O Voo de Borboleta Azul, espetáculo de bonecos sobre o estatuto da Criança e o Adolescente. Autores: Jerson Fontana e Maristela Marasca Direção: Jerson Fontana Bonecos e Adereços: O Grupo Projeto Pedagógico: Maristela Marasca Atores/Manipuladores: Jerson Fontana e Maristela Marasca Enredo: “O Vôo da Borboleta Azul” é formado por histórias que elucidam, de uma maneira acessível e divertida, o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Aspectos Históricos:
Depois de algumas noites mal-dormidas acabando a confecção dos bonecos, estréia na manhã de 10 de setembro “O Vôo da Borboleta Azul”, peça didática para a divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Sob influências das idéias brechtianas, o Grupo percorre os polêmicos caminhos do teatro didático. Entretanto, sem esquecer o elemento fundamental da arte: o prazer.
Ideia está delineada no projeto de circulação do espetáculo, elaborado em 1997: “O teatro é uma manifestação artística da humanidade, cuja finalidade essencial é suscitar o sentimento de prazer proporcionado por uma obra de arte. Além disso, o teatro assume um compromisso social. O teatro pode ser uma importante forma de expressão para o desenvolvimento do espírito crítico das pessoas. Às vezes, o teatro pode resultar num meio eficiente para a educação e conscientização dos homens. Temos então, o teatro com finalidades didáticas”.